Governador do RS diz que alguns municípios serão mudados para outro local após o impacto das chuvas
De acordo com último balanço da Defesa Civil, 463 municípios foram afetados pelas enchentes e 581.633 pessoas estão desalojadas. Foto: 📸 Maurício Tonetto / SECOM - RS.
Por: Metro1 - O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que alguns municípios gaúchos terão que ser “realocados” para pontos mais seguros após o impacto das chuvas na região. Porém, Leite não detalhou como seria feita essa realocação e quais municípios passariam pelo procedimento, tendo considerado responsabilidade das prefeituras fazer essa definição.
“Não é o estado que vai chegar lá no município e vai dizer simplesmente para ele como ele vai se reconstruir, onde e de que jeito. Nós somos uma federação em que municípios são entes federativos e que a gente precisa trazer para a tomada de decisão conjuntamente. Essa coordenação envolve o estado liderando com os municípios e um apoio que vem do governo federal e que é importante também”, disse Leite em entrevista à CNN.
Eduardo Leite ainda citou a entrega de moradias definitivas e viabilizadas pelo governo estadual para desabrigados da tragédia. Segundo ele, prefeitos de outros municípios atingidos já mapeiam terrenos em condições para receber as novas residências, que serão construídas pelo estado.
“Já emitimos a ordem de início, na semana passada, para o município de Santa Tereza, que fica no Vale do Taquari. Lá estavam previstas 12 moradias. Já emitimos ordem de início para 24. Na verdade, já dobramos o número de moradias. E temos a expectativa, portanto, que entre quatro a seis meses essas moradias possam estar prontas”, afirmou o governador.
Eduardo Leite ainda afirmou que as ações manifestadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reconstrução habitacional são bem-vindas. “O governo federal tem recursos com capacidade de execução e um fôlego muito maior do que o do governo do estado para execução de moradias”, ressaltou o governador. De acordo com último balanço da Defesa Civil, 463 municípios foram afetados pelas enchentes e 581.633 pessoas estão desalojadas.
TAGS: #mudança, #cidades, #RioGrandedoSul #enchentes #desalojados #reconstrução
Postar um comentário